A relação entre doenças físicas, transtorno mental e a rede de apoio social
Padrões de Apoio Social na Atenção Primária à Saúde
APOIO SOCIAL
9/5/2024
Ellen Ingrid Souza Aragão 1
Mônica Rodrigues Campos 2
Flávia Batista Portugal 2
Daniel Almeida Gonçalves 3
Jair de Jesus Mari 3
Sandra Lúcia Correia Lima Fortes 1




A rede de apoio é considerada um agente protetor da saúde em seus aspectos físico, mental e psicológico, proporcionando melhor qualidade de vida, favorecendo adaptação à condições adversas, promovendo resiliência e a mobilização de recursos no enfrentamento de eventos de vida negativos que podem levar ao adoecimento.
A Dra. Ellen Aragão publicou um artigo (sobre a temática estudada em sua tese de doutorado), a relação entre doenças físicas, transtorno mental comum e rede de apoio social dos pacientes atendidos na Atenção Primária à Saúde no Rio de Janeiro e São Paulo em um estudo de corte transversal com 1466 pacientes entre 18 e 65 anos.
Para aferir o tipo de rede de apoio foi utilizado o Índice de Rede Social por meio das categorias: isolamento e integração. Para aferir o diagnóstico de doença física foi utilizado o questionário pelo médico/enfermeiro e para detecção dos transtornos mentais foi utilizado o Hospital Anxiety and Depression Scale.
Verificou-se que o padrão da rede de apoio foi diferente entre as doenças físicas e os transtornos mentais. Foram detectadas associações negativas entre diabetes e isolamento; integração e ansiedade; integração e depressão e associações positivas do isolamento com ansiedade e isolamento e depressão.
Confira o conteúdo completo do artigo no pdf abaixo.
endereço
Rua Comandante Prat, 23,
Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20540-020
telefone
(21) 2569-6011
whatsapp
(21) 99947-4029
entre em contato
atendimento
de terça a quinta, das 8h às 19h