Mindfulness nas comunidades
Comunidades vulneráveis com treinamento em mindfulness no Rio de Janeiro
MINDFULNESS
6/20/2024
Paula Aguilera
Instrutora de Mindfulness


Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira é responsável por todas as ações sanitárias para uma população comunitária, incluindo promoção da saúde e cuidados de saúde mental. A Promoção da Saúde Baseada em Mindfulness (MBHP) é uma intervenção que pode promover o autocuidado e o apoio psicossocial na APS.
Objetivo: Discutir os efeitos das intervenções psicossociais em grupo baseadas em mindfulness para promoção da saúde em unidades de atenção primária no Rio de Janeiro, Brasil.
Métodos: A intervenção foi baseada no modelo MBHP adaptado para o SUS. Nove grupos foram realizados no Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti com duas partes: (a) estudo quantitativo, pré e após a intervenção de 8 semanas, avaliando o efeito sobre mindfulness e autocompaixão e sua associação com níveis de ansiedade, depressão e qualidade de vida. (b) Pesquisa qualitativa usando Grupos Focais com os participantes para investigar sua experiência no final dos grupos de mindfulness.
Resultados e discussão: Sessenta e dois participantes concluíram os 9 grupos onde 86% eram mulheres, a maioria entre 30 e 59 anos de idade e baixa renda, e cerca de 80% sob cuidados médicos regulares na APS no SUS. Na amostra estudada, 80% tinham pelo menos uma condição crônica de saúde em tratamento, incluindo 42% com ansiedade e 35% com depressão. Os efeitos incluíram melhora significativa na Ansiedade e Depressão e na Qualidade de Vida, principalmente nos domínios psicológico, mas também físico e de inter-relação. O estudo qualitativo mostrou que a maioria dos pacientes ingressou no grupo por recomendação de profissionais de saúde para o manejo de sintomas de saúde física e mental. Os pacientes relataram conseguir usar as práticas ensinadas nas sessões para gerenciar sintomas como insônia e situações emocionalmente estressantes em suas vidas diárias. Incluir familiares em práticas de mindfulness foi uma estratégia para negociar não apenas um espaço em casa para meditar, mas também para obter uma abordagem diferente para problemas de saúde. Os participantes apontaram o mindfulness como uma opção terapêutica complementar à medicação e à psicoterapia.
Conclusão: A intervenção baseada em mindfulness demonstrou ser um método viável, bem aceito e eficaz para oferecer suporte psicossocial e promover bem-estar para pacientes de baixa renda em cuidados primários em LAMIC.






endereço
Rua Comandante Prat, 23,
Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20540-020
telefone
(21) 2569-6011
whatsapp
(21) 99947-4029
entre em contato
atendimento
de terça a quinta, das 8h às 19h